sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SharePoint 2013: Exemplo do uso do "Call HTTP Web Service" em um fluxo de trabalho.

Os fluxos do trabalho do SharePoint 2013 podem chamar serviços web usando um novo recurso introduzido no SharePoint 2013 chamado "Call HTTP Web Service". Esta ação é flexível e permite que você faça chamadas simples para um serviço web com facilidade, ou se necessário, você pode criar as chamadas mais complexas usando verbos HTTP, bem como o que lhe permite adicionar cabeçalhos HTTP.

No seguinte tutorial vemos como consolidar as informações do serviço REST do SharePoint com a finalidade de contar os items em uma lista determinada.



01 - Criação do fluxo de trabalho

1. Crie um fluxo de trabalho (o tipo do fluxo não importa nesse exemplo) no SharePoint Designer e selecione SharePoint 2013 Workflow.



02 - Passo "Build Dictonary"

2. Adicione como primeira ação "Build Dictonary".

2.1.1 - Accept
2.1.2 - Content-Type
2.1 Clique em "this" e adicione dois items: 1. Name: Accept, Type: String, Valor: application/json;odata=verbose e 2. Name: Content-Type, Type: String, Valor: application/json;odata=verbose conforme imagem 2.1.1 e 2.1.2.


2.2.1 - Variável
2.2. Clique nesse passo em >"Variable Dictonary", escolha "Create a new variable..." e crie a variável conforme a imagem 2.2.1. 


3 - Passo "Call HTTP Web Service"
3. Adicione um passo do tipo "Call HTTP Web Service", digite como endereço http://<page>/_api/web/Lists/GetbyTitle(‘<list tiltle’)/items conforme imagem 3.


3.1 - Propriedades
3.1 Configure no "Request Header" a variável DJSONRequest e crie uma nova variável do tipo dictonary (aqui DJSONResult) no parâmetro "Response Content".


4 - Passo "Get an Item from a dictonary"
4. Adicione um novo passo do tipo "Get an Item from a dictonary", clique em "item by name or path" e digite d/results em seguida configure a variável DJSONResult (from) e configure uma nova variável do tipo "Dictonary" (aqui Dresults).


5 - Passo "Count Items in a dictonary"
5. Adicione um novo passo do tipo "Count Items in a dictonary" em "dictonary" e escolha a nossa variável DResults.


6 - Passo "Log to history list"
6. Adicione como último passo "Log to history list" e configure a variável conforme imagem número 6. 

7. Finalize o fluxo de trabalho.

O resultado:





How to: Complete basic operations using SharePoint 2013 REST endpoints
Understanding Dictionary actions in SharePoint Designer 2013
Working with Web Services in SharePoint 2013 Workflows using SharePoint Designer 2013

[]

Nenhum comentário:

Postar um comentário