quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SharePoint - User Profile Synchronization parado no estado "Starting"


User Profile Synchronization parado no estado "Starting" - Porque?



Componentes envolvidos na sincronização / provisionamento

O serviço está configurado para utilizar 15 tentativas no provisionamento. Temos passos como por exemplo: configuração dos certificados, serviços do windows, instalar schemas de banco de dados, entre outros. O serviço tentará configurar tudo de novo se ocorre qualquer problema durante o provisionamento. Isso explica a impressão de que o serviço está parado. O status voltará a "stopped" depois de uns 15 a 45 minutos.

O estado (esta aparente paralisação) continua às vezes, dependendo do problema no estado "starting" mesmo depois que o servidor for reiniciado e às vezes será necessário a recriar o serviço.

Seguem as causas comuns:

Permissões incorretas

Existem duas contas que nós precisamos verificar: a identidade do serviço (a conta da farm) e a conta responsável pela sincronização.



A conta do serviço deve ser administrador local durante o provisionamento, essa permissão pode ser retirada depois do provisionamento e ele deve ter a permissão "Log on locally".

Lembrando: A atualização do SharePoint e/ou a recuperação de um backup por meio do Central Administration vai parar e reiniciar o serviço e você deve inserir o usuário da farm do SharePoint novamente np grupo dos administradores locais.

A conta responsável pela sincronização deve ter a permissão "Replicating Directory Changes" no nível do domínio, ser membro do grupo "Pre-Windows 2000 Compatible Access" e, caso você queira replicar alterações do SharePoint para o AD, a permissão "Create Child Objects and Write" no nível dos OUs.

Ambiente de desenvolvimento

É muito comum que o serviço não inicie depois que você tenha reiniciado seu ambiente de desenvolvimento. O serviço requer o SQL e falhará se o SQL não estiver respondendo.

Solução: Configure o serviço "FIM Synchronization service" para utilizar o "delayed start" no services.msc.

O serviço requer um re-provisionamento depois da atualização do SharePoint

Este comportamento é esperado, visto que o PSConfig (o wizard do produto) atualiza a schema dos bancos de dados do SharePoint, porém não do Sync DB.

ULS logs: evento 9i1w: ILM Configuration: Error ‘ERR_CONFIG_DB’

Causa: Permissões insuficientes no banco de dados Sync DB do serviço - adicione a conta do SharePoint como DBO, schema default DBO e reinicie o serviço.


Como analisar possíveis problemas durante o provisionamento 




A melhor forma para analisar possíveis problemas é por meio da ferramenta ULS Viewer. Você poderá filtrar os logs pela categoria "User Profiles" para monitorar o provisionamento e analisar a causa raiz do problema.

Existem n causas a mais que poderão causar esse comportamento, porém espero ter ajudado um pouco na sua busca...

[]

Nenhum comentário:

Postar um comentário